Anúncios
Início > Freenas > Tutorial: Configurar o Freenas para fazer backup usando Time Machine

Tutorial: Configurar o Freenas para fazer backup usando Time Machine


Olá a todos

Este é o primeiro de uma nova série de tutorias que estou planejando agora usando uma nova ferramenta baseada em FreeBSD que é o Freenas, ele nada mais é do que um sistema para Storage, com muitos recursos que pode ser baixado gratuitamente em http://www.freenas.org/ . Se você tem um PC antigo em casa e não sabe o que fazer com ele segue aí uma boa sugestão, também é uma boa sugestão para pequenas e médias empresas (futuros tutorias vão mostrar como). Este tutorial vai nos mostrar como usar o freenas versão 8.2 (mais nova até o momento) como um servidor de backup para o seu MAC usando a Time Machine.

Neste tutorial partimos do principio que vc acabou de instalar o freenas já configurou a rede e está o acessando pelo browser mas ainda não fez nenhuma configuração nele.

O primeiro passo para criarmos nosso servidor é criarmos um volume em um disco disponível para isso devemos ir na console web Clique para expandir no sinal de + em Storage depois em Volumes e clique em Create Volume. Será exibido uma tela semelhante a abaixo:

Nesta tela devemos criar um nome para o volume, no nosso caso chamamos de Dados em Member disks selecione um disco disponível e em filesystem type selecione ZFS e clique em Add Volume. Depois clique novamente em Storage e em View All Volumes, clique no terceiro botão que vai estar ao lado do volume que você acabou de criar para configurar as permissões conforme pode ser visto nessa tela:

Ao clicar será exibida tela semelhante a abaixo:

Mude as permissões para ficar exatamente como acima e clique em Change.

O segundo passo é criarmos um compartilhamento que possa ser acessado pelo MAC OS X para isso vá em Sharing selecione Apple Shares e clique em Add Apple Share. Será exibido imagem conforme abaixo.

Na tela acima devemos dar um nome para o compartilhamento, no nosso caso chamaremos de backup. em Volume Path selecione o volume criado no passo anterior, deixe marcado a opção Disk Discovery e em Disk discovery mode selecione Time Machine.

O terceiro passo é habilitarmos o protocolo AFP para isso vá em Services e clique em Control Services do lado direito vai aparecer todos os serviços que vão estar como OFF o primeiro da lista é o AFP, antes de ativarmos ele clique no desenho de uma chavinha ao lado do botão OFF para configuar o protocolo vai ser exibido uma tela semelhante a abaixo

Deixe as configurações como acima, em Server Name configurei como freenas que é o mesmo hostname que já havia configurado nas configurações de rede do servidor clique em OK e clique onde está a chave em OFF para mudar para ON e vai ficar assim:

Feito isso o no quarto passo devemos criar um usário e senha para acesso, para isso clique em Account na tela principal e clique na sequencia em Uses e Add User será exibida uma tela semelhante a abaixo:

Aqui voce pode criar um usuário no nosso caso no campo Username criei um chamado timemachine no campo Full Name também coloquei timemachine e configure uma senha, feito isso clique em OK.

Bem agora a configuração no FreeNas está pronta o negócio agora é continuar no MAC.

Para isso vá no Terminal e digite o seguinte comando:

defaults write com.apple.systempreferences TMShowUnsupportedNetworkVolumes 1

Feito isso vá no Finder clique em Ir e Conectar ao Servidor será exibido uma tela semelhante abaixo:

Digite afp://IPDOFREENAS (entenda que IPDOFREENAS deve ser substituido pelo IP do seu servidor Freenas no meu caso é 192.168.2.254)

Será solicitado usuário e senha que é o mesmo criado no nosso quarto passo no Freenas ele irá mapear a unidade como se fosse um servidor de arquivo.

Feito isso abra as preferencias da Time Machine clique em Ativar e será exibido uma tela semelhante a abaixo daí basta selecionar o Volume do servidor que criamos e começar a fazer os backups:

Espero que tenham gostado e qualquer dúvida ou problema postem um comentário

Até a próxima.

OBS: Fiz os testes com o Snow Leopard e com o Lion e em ambos funcionou sem problemas

Anúncios
Categorias:Freenas Tags:, , ,
  1. Marcos
    10/09/2011 às 10:55

    bom dia.
    Tenho um computador com 04 HDs de 1TB.(iguais)
    Entrando na internet baixei o FreeNAS.
    Seguindo o passo-a-passo do site, instalei o FreeNAS em micro SD de 2GB para que este inicialize por ele.
    Porém, quando vou criar a matriz de discos, no final, quando faço a consula aparece uma mensagem de erro abaixo:
    “ERROR GETTING USED SPACE(ERROR), ERROR GETTING AVAILABLE SPACE, ERROR GETTING TOTAL SPACE”
    Status:ERROR

    Informo que o meu FreeNAS está rodando em um MicroSD Card de 2GB.
    No aguardo,
    Marcos

  2. Rogerio
    19/09/2011 às 20:23

    Estava com o mesmo problema, entrei no Freenas instalado via cd, adicionei o Pendrive 2Gg e formatei o mesmo usando ZFS e após este procedimento o mesmo aceitou a instalação.

  3. 14/11/2011 às 22:36

    Excelente Tutorial. Se puder postar mais algum ficarei “muitississimo” agradecido, principalmente em como fazer Raid, compartilhamento de pasta pra windows, arvore de diretório etc… Se precisar de doações para manter o Blog etc. conte conosco.

    • 18/11/2011 às 19:55

      Olá!
      Agradeço seu comentário! Assim que possível colocarei coisas novas por lá!

  4. fellipeh
    30/01/2012 às 9:44

    Olá… estou tentando fazer esse esquema de backup.. mas ao iniciar o backup no Mac, ele informa que não pode continuar.. a msg é esta: “O disco de backup de rede não é compatível com os recursos AFP exigidos”, lembrando que digitei a linha no console informado no tutorial.. o que pode ser que está acontecendo? Obrigado.

  5. Adriano
    01/05/2012 às 8:14

    Olá para todos.
    Estou com o seguinte problema: tenho Windows 7 como SO principal e tenho o Virtual Box para virtualização.

    Instalei o Freenas 8.0.4 em uma máquina virtual e configurei o IP e a máscara de rede.
    O problema ocorre quando vou tentar acessar a máquina com o FreeNas no browser pelo ip configurado, não acessa.

    Quando tento enxergar o ip na rede (através do ping), a mensagem de host inacessível e apresentada, contudo, outras máquinas virtuais minhas funcionam sem problema.

    Qual pode ser o problema nesse caso?

    Grato pela atenção e ajuda de todos. Adriano.

  6. 22/10/2012 às 18:56

    Amigo, qual a versão desse FreeNAS? No 8 não consegui fazer porque na criação do usuário parece estar faltando algum procedimento.

  7. 06/12/2012 às 11:11

    Bom dia.
    Montei um servidor de arquivos com 4 Hds de 1 tera, fazendo RAID 10 via hardware utilizando o próprio ChipSet da minha placa mãe.
    Pergunto:
    Quando eu instalar o FreeNAS ele irá conseguir reconhecer esse RAID ou reconhecerá separadamente os 4 Hds?

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s